O que é Fitoterapia?
- Nina Mendes
- 26 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de jul. de 2023
O termo fitoterapia é utilizado para se referir a utilização de plantas com características medicinais para o tratamento, prevenção e cuidados paliativos de enfermidades, sendo considerada uma técnica terapêutica.
Assim, todo produto farmacêutico a base de planta, sendo ele em extrato, cápsula, tintura ou pomada com efeito farmacológico é considerado um medicamento fitoterápico.
A fitoterapia é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades medicinais das plantas para obter a cura de várias doenças. Segundo a história, a terapia pelas plantas surgiu antes do nascimento de Cristo, baseada no conhecimento popular que as pessoas tinham sobre os princípios ativos de determinados vegetais.
É uma técnica da medicina alternativa e complementar que utiliza as plantas para o tratamento de doenças. Os princípios ativos são retirados das plantas medicinais para a produção dos remédios.
A fitoterapia é uma prática milenar, cujos efeitos benéficos são comprovados cientificamente. Isso por si só já representa uma grande vantagem para a sua utilização. No entanto, outras vantagens do método de cura pelas plantas também podem ser observadas, tais como:
- Forma de tratamento mais barata;
- Menos efeitos colaterais;
- Tratamento individualizado;
- Não causa dependência;
- Matéria-prima pode ser obtida facilmente.

É um importante aliado que pode auxiliar o paciente no tratamento de doenças como transtorno de ansiedade, úlceras e diabetes. É bom ressaltar que os fitoterápicos servem como uma opção alternativa. O paciente jamais deve abandonar o tratamento medicamentoso indicado por seu médico.
Comments