top of page

O que é Cromoterapia ou Terapia das Cores?

Atualizado: 6 de jul. de 2023

Chamamos de cromoterapia, ou terapia das cores, a ciência que utiliza a ação energética das cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, promovendo uma sensação de bem-estar ao paciente.

Cada cor tem uma função terapêutica específica e atua em um órgão do corpo. Quando acionadas, as cores impactam nestas áreas energizando tudo o que está bloqueado ou em desequilíbrio e que, geralmente, são as raízes de diversas doenças e males. Por isso, essa prática tem, também, como objetivo, a cura de doenças.

Além disso, cada cor possui uma vibração energética diferente, que quando propagadas em um ambiente podem trazer efeitos curativos e calmantes.


Você já percebeu que é muito comum nos sentirmos bem em locais com cores leves e descontraídas e, em locais com cores escuras ou intensas, nos sentimos melancólicos? Isso acontece porque as cores exercem uma forte influência sobre nós. E por causa dessa ação energética das cores é que elas são utilizadas como método terapêutico.

A cromoterapia está baseada em três ciências:

  • Medicina: vê a cromoterapia como a arte que cura;

  • Física: o estudo de todo o processo da energia e da velocidade do comprimento da onda;

  • Bioenergética: estuda o campo bioenergético e bioplasmático do ser humano (o chamado campo de energia).

Cromoterapia

De onde surgiu a Cromoterapia?


Existem relatos de que essa terapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações. Há informações que o tratamento médico com a terapia das cores iniciou-se no Egito, conforme pesquisas do francês Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, onde ele relata como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, utilizando-se também de flores e pedras preciosas coloridas e outros procedimentos terapêuticos e hidroterápicos.

Pode-se dizer que a Cromoterapia teve seu berço no Egito Antigo, mas que já estava presente há muitos milênios em civilizações antigas, como as civilizações: da Índia, da Grécia, da China, do Japão, da Rússia, de Roma, do Bálcã, da Espanha, da Fenícia, da África, da Pérsia, do México, da Coréia do Sul e do Norte, de Asteca, dos ciganos, indígenas americanos do norte e sul, dos Caldeus, dos Incas, dos Maias, etc. Suas aplicações terapêuticas foram comprovadas por experimentações constantes e verificações de resultados.

A Cromoterapia ressurge no Ocidente e no Brasil no século 19, ganhando popularidade na década de 70, como uma Medicina Natural e tradicional dos povos mais antigos, assim como a homeopatia, a helioterapia, a hidroterapia imantada, a acupuntura e outras terapias para tratar a saúde geral sem restrição de faixa etária.

 
 
 

Commenti


©2024 por Nina Mendes

 Terapeuta Holística e Integrativa

bottom of page