top of page

O que é a aromaterapia?

Atualizado: 6 de jul. de 2023


Aromaterapia

A aromaterapia é reconhecida como “uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”.

Diante disso, fica evidente a utilização do termo: aroma significa odor agradável; e terapia, tratamento.


Origem


Em princípio, a medicina ayurveda tem registros de que o uso de produtos naturais em tratamentos de saúde é feito há mais de 2000 anos a.C..

De acordo com os registros, o termo “aromaterapia” foi publicado pela primeira vez por Maurice René de Gattefossé, químico francês, em 1920. Ainda, a Internation Federation Aromatherapistis explica que a técnica surgiu de outra prática amplamente conhecida, a fitoterapia.

Diante do passar do tempo e da evolução das pesquisas sobre os seus efeitos, a técnica passou a ter um uso mais amplo e holístico. Isto é, a aromaterapia passou a apontar benefícios para a saúde física, mental e emocional do indivíduo.


Como a aromaterapia funciona?


A aromaterapia funciona da seguinte forma: as substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas. Diante disso, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções. Da mesma forma, também ocasionam reações fisiológicas.


Para que serve a aromaterapia?


Na prática serve para ajudar a lidar com distúrbios — como insônia e ansiedade —, amenizar dores e desconfortos, e a induzir sensações relaxantes e até estimulantes.


Assim, serve para diferentes objetivos, como:


aliviar sintomas de ansiedade;

induzir ao relaxamento;

ajudar na saúde do sono;

promover sensação revigorante;

melhorar a saúde da mulher;

tratar doenças respiratórias, como asma;

amenizar dores musculares;

estimular as defesas naturais do corpo;

auxiliar no desenvolvimento cognitivo e concentração.

 
 
 

Comments


©2024 por Nina Mendes

 Terapeuta Holística e Integrativa

bottom of page